terça-feira, junho 19, 2007

Brincadeira de Crianças (1)

Parece-me que o belo do berlinde caiu em desuso. Há anos que não vejo miúdos a jogar ao berlinde e acho mesmo que este singelo objecto se tornou acessório de decoração em casas minimalistas. Demasiada tecnologia e novidade digital amarraram as crianças ao computador e à televisão, transformando o espaço casa em clausura voluntária e consentida. Uma brincadeira inocente como jogar ao berlinde é algo jurássico para as recentes gerações. Passei belos períodos ao ar livre, abrindo covinhas no chão e com os bolsos a transbordar de berlindes. A rua era o local eleito para as brincadeiras e até ao ocaso ninguém ia para casa. Outros tempos e outras brincadeiras que gostei de viver e que não trocava pelas diversões digitais de hoje em dia.

6 comentários:

marta r disse...

Outros tempos, outros tempos.
Agora também há brincadeiras giras....

gnoveva disse...

ainda tenho uns quantos numa gaveta qualquer, mas nunca brinquei muito. era uma seca.

às vezes lembro-me disso, porque o meu gato tem olhos-de-berlinde.

Custódia C. disse...

Acho o berlinde um objecto muito bonito.
Quando de férias no Alentejo, ainda cheguei a jogar ao berlinde :)

Naso Lituratus disse...

E saltar à corda, jogar à macaca, à cabra cega, ao toca e foge, ao mata, às escondidas... Eu, eu é que me sinto jurássica, caramba.

triss disse...

Eu também não trocava nada da minha infância, bons tempos!
Hoje em dia não estou a ver nenhuma brincadeira das crianças que não meta uma maquineta qualquer... para onde é que foi a imaginação?

Suzi disse...

Não houvesse a imagem, e eu estaria aqui me corroendo para descobrir o que é berlinde.
Pois bem, agora que sei do que se trata, digo-te que brincar de "bola de gude" é mesmo uma brincadeira e tanto, que aqui também está praticamente desaparecida!