quinta-feira, maio 31, 2007

O Debute.

Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie vão virar estrelas de cinema. Desde 1989 que deleitam milhares de fãs por todo o mundo na série televisiva The Simpsons. Para celebrar os 20 anos (estreou nos EUA em 1987 como série de curtas de trinta segundos), esta malta amarela prepara o debute no cinema. A criança que vive dentro de mim sempre gostou desta animação e não vai perder este grande acontecimento. Desde o principio que acompanho esta saga familiar e restantes habitantes de Springfield. Para começar, acho este cartaz genial, a coisa promete…

quarta-feira, maio 30, 2007

Já Cá Faltava a Musa (Parte II)

Nicole Kidman já mora cá e, para compor o ramalhete, só faltava mesmo Marisa Monte. Lançou, no ano passado, dois discos e protagonizou uma vasta tournée de concertos por todo o mundo. No Coliseu de Lisboa, o concerto foi memorável e inesquecível. Continuo a saborear o “Infinito Particular” e o “Universo ao Meu Redor”, bem como toda a discografia da cantora. De voz límpida, gestos harmoniosos, composições idílicas, poemas belíssimos e de uma humildade desconcertante, Marisa é para mim uma das melhores representantes da actual MPB. E pronto, quanto a musas fico por aqui, duas venerações são mais do que suficientes e já dão algum trabalho.

terça-feira, maio 29, 2007

Karmas

Para os crentes, o Karma (lei do Hinduísmo) defende que qualquer acto, por mais insignificante que seja, voltará ao indivíduo com igual impacto. O bom será devolvido com bom e o mau com mau. Segundo esta ordem de ideias, estou neste momento a pagar os maus actos que pratiquei outrora. Parece-me justo, mas gostava mesmo de saber o que fiz para levar com este vil retorno. Só podem ter sido coisas horríveis… É que levar com um valente Karma às 8 da manhã é dose… E onde está o retorno das coisas boas? Hein? Onde? Onde? Até parece que nunca pratiquei o bem, bolas! Não gosto de Karmas e pronto! Com esta declaração, o mais provável e já estar a ser preparado um mau retorno correspondente, não tarda nada e está aí…

segunda-feira, maio 28, 2007

Chunari, Chunari.

Gosto de bandas sonoras. Posso até gostar mais da banda sonora do que do filme. A película da indiana Mira Nair, Casamento Debaixo de Chuva, é um desses casos. Gostei do filme, das cores quentes, dos faustosos repastos, dos trajes típicos, dos preparativos do casamento e da chuva ininterrupta. Mas a banda sonora é assombrosa, os ritmos indianos são estupidamente envolventes e puxam imediatamente o pé para a dança. Escusado será dizer que passei o fim-de-semana em clima indiano e a cantar, sem perceber qualquer palavra, Chunari! Chunari! Posso afirmar, sem qualquer preconceito, como é libertador e como o som da tabla continua a ecoar na minha cabeça. Pelo menos esta segunda parece mais colorida e aromatizada…

sexta-feira, maio 25, 2007

Uma Pergunta Desnecessária…

e de resposta óbvia… Claro que é Sexta-feira, alguma dúvida?!
Posso admitir que se confunda uma terça com uma quarta ou mesmo uma quarta com uma quinta, mas as sextas-feiras são inconfundíveis… Para além de cheirar a terra molhada, cheira a fim-de-semana e toda a gente sabe bem como este cheirinho é bom… Resta-me esperar pelo final do dia e gritar a plenos pulmões:

HIP! HIP! HURRA!

Bom Fim-de-Semana….

Nota de Rodapé: Segunda cá estaremos de novo, isto não pára… é um círculo vicioso, uma bola de neve, sei lá… e sexta elaboro mais um post cheio de nada, c'est la vie

quinta-feira, maio 24, 2007

Top


de coisas algo irritantes:

- O apêndice auricular usado a torto e a direito. Não sei como alguém consegue andar todo o dia com aquele aparelho grudado ao ouvido só para puder falar pelos cotovelos e de mãozinhas livres… Será trabalho? Lazer? Será só para o estilo? Dormirão com o acrescento?

- No decorrer da final da Champions League, as larachas eruditas dos comentadores da RTP. Ficou-me uma no ouvido (e não é um auricular) e que agora reproduzo: o jogador xpto tem muita elegância e uma agressividade boa… não estou a ver onde a agressividade pode ser boa, mas o problema só pode ser meu.

- A candidatura à Câmara Municipal de Lisboa do partido Monárquico. Ok, vivemos numa democracia e a malta fã de reis tem direito aos seus devaneios… A encabeçar esta lista surge o fadista-engenheiro-concorrente de reality shows Gonçalo da Câmara Pereira, mais não digo…


e de coisas algo reconfortantes:

- Depois de alguma (para não dizer muita) resistência à preguiça, consegui terminar um trabalho importante e aparentemente sem erros. Mais tarde terei a confirmação do sucesso da empreitada, se não acontecer uma manif à porta do escritório, é sinal que tudo está bem…

- Uma boleia até casa faz toda a diferença. Evita a maçada do transporte público transbordante e em boa companhia e amena cavaqueira chega-se a casa pronto para o ansiado momento zen de relaxamento. Ufff!

- Ir para a cama, a cair de sono, mas ainda assim beber as palavras do José Luís Peixoto no seu viciante Cemitério de Pianos. A leitura embala os sentidos e o sono surge naturalmente. Até Amanhã!

quarta-feira, maio 23, 2007

Já Cá Faltava a Musa

Moulin Rouge

Australia

Nota introdutória: Esta chafarica não faz qualquer sentido sem esta grande querida.


Nicole Kidman roda, por estes dias, o último filme de Baz Luhrmann intitulado Australia. Já estou em pulgas, até parece que gosto de sofrer por antecipação, a estreia só está prevista para 2008… espera-me um longo período de ansiedade. Se acontecer o que me aconteceu com o Moulin Rouge, rumarei ao cinema umas 5 vezes e visionarei o DVD outras tantas… existem vícios mais decadentes e dispendiosos, não?

Entretanto, em Setembro, poderei vê-la no grande écran no filme do alemão Olivier Hirschbiegel - A Invasão.

Até já me sinto melhor!

terça-feira, maio 22, 2007

De Volta À Cozinha...

para mais uma salada rápida, fresca e saborosa. Na Era do fast food e dos distúrbios alimentares, nada como uma coisinha leve e sem grandes males para a saúde… Não sou um fundamentalista alimentar, como de tudo, cometo alguns excessos, mas tento controlar e variar a alimentação (não é fácil, não!). Adoro alguma da comida típica portuguesa, vibro com um bom cozido à portuguesa e um bife com ovo a cavalo e batatinhas fritas satisfaz-me na perfeição o apetite…

Ingredientes:

Para a salada:

Alface (variada)
Massa Fusilli
Queijo (Flamengo, por exemplo)
Croutons (pão frito aos quadradinhos)
Tomate

Para o molho:

Natas
Maionese
Vinagre Balsâmico Sal
Pimenta

Cozer a massa. Cortar a alface aos pedaços e o queijo em pequenas farripas. Cortar o tomate em pequenos cubos e retirar-lhe o interior. Numa saladeira colocar todo este preparado juntando também os croutons.

Para o molho basta juntar os ingredientes de maneira a ficar com alguma consistência e temperar a gosto.

Sugiro que o molho só seja usado no prato e a gosto, não juntar a toda a salada…

segunda-feira, maio 21, 2007

Podia…

Donald A. Jusko
escrever sobre a cor envolvente dos Jacaradás na cidade sob a chuva de Maio – de um lilás límpido e quase ofuscante. Podia escrever sobre o moleskine que, inesperadamente, recebi de presente. Podia até escrever sobre as variadíssimas peças de sushi finamente degustadas no agradável serão de Sábado. Mas vou escrever sobre As Vidas dos Outros, filme alemão que retrata os anos que antecederam a queda do Muro. A vida controlada da Berlim oriental, centros de detenção temporária, interrogatórios, censuras, escutas, chantagens, favores pessoais. Impressionante esta realidade de um passado demasiado recente, e de como a liberdade é, indiscutivelmente, um direito valiosíssimo… A não perder, não tarda nada e estará em DVD, mas o mais certo é já andar a circular por aí na candonga…

sexta-feira, maio 18, 2007

Levem a Primavera ao Psicólogo!!!!

ou administrem-lhe um tratamento à base de Xanax e choques eléctricos…
Não é normal. Começou tímida e de personalidade invernosa, depois estabilizou e deu-nos dias amenos e agradáveis, agora assume-se estival e mais quente que nos dias de canícula do pico do verão. Por favor, levem a primavera ao psicólogo que está com graves falhas de carácter e altamente inconstante, bipolar e variável… Isto é coisinha para várias consultas e terapêuticas várias. Não fosse sexta-feira e a moral estar em alta, acompanhava-a ao divã e aproveitava a consulta para espantar fantasmas….

Nota Importante: As previsões meteorológicas para amanhã indicam descida das temperaturas máximas e chuva acompanhada de trovoada…

Entretanto…
e por mais calor que esteja e por mais irritante que esta primavera esteja a ser e lá porque às 8 da manhã já suei as estopinhas é SEXTA-FEIRA!!!!!!

Bom Fim-de-Semana!!!

quinta-feira, maio 17, 2007

Dias Imperfeitos

A imperfeição dos dias é evidente. Reinventam-se atitudes e mudam-se rotinas. Procuram-se respostas e anseiam-se cumplicidades. Extremam-se posições e quebram-se laços. Ficcionam-se realidades. Os dias continuam imperfeitos.