sexta-feira, agosto 31, 2007

Finalmente…

Duas semanas para quebrar a rotina. Mandar às urtigas o trabalho. Esquecer a existência do relógio. Parar, descansar, relativizar… Veranear por aí. Passear por aqui e por acolá. Ler, ler, ler. Saborear, contemplar, bebericar. Ouvir, estar, ficar.

Até Breve!

Hip! Hip! Hurra!

Bom Fim-de-Semana!

quinta-feira, agosto 30, 2007

Banda Sonora Matinal

Nada melhor que acordar ao som dos Scissor Sisters… deixou-me muiiiito bem disposto!!!

terça-feira, agosto 28, 2007

Duas Palavrinhas Apenas...

Por enquanto:

Trabalho, trabalho, trabalho, trabalho, trabalho trabalho, trabalho, trabalho, trabalho, trabalho, trabalho, trabalho, trabalho, trabalho, trabalho, trabalho, trabalho, trabalho e mais trabalho…

Depois:

Férias, férias, férias, férias, férias, férias, férias, férias, férias, férias, férias, férias, férias, férias, férias, férias, férias, férias, férias, férias, férias, férias, férias, férias, férias, férias, férias, férias…


É triste, mas a minha realidade resume-se a estas duas palavras, existem outras associadas, mas estas são as protagonistas do momento…

segunda-feira, agosto 27, 2007

Bloody Tarantino!

Deliberadamente inspirado nos filmes de série Z, Death Proof, apresenta-se com saltos na imagem, cortes de som, perseguições de carros, mulheres dengosas versus agressivas, homens sinistros, pancada a toda a hora e sangue aos litros. Gostei do ambiente criado e da banda sonora. Texas é o pano de fundo da acção, bares característicos, muita droga, álcool e jukeboxes a debitar música sem parar. Achei o filme excessivo, muito violento, desnecessário. Não gostei. Que saudades do Pulp Fiction e da saga Kill Bill


Death Proof de Quentin Tarantino, 2007

sexta-feira, agosto 24, 2007

Ah! Pois é... é SEXTA!!!!!

Warhol

HIP! HIP! HURRA!

BOM FIM-DE-SEMANA!

quinta-feira, agosto 23, 2007

Sem Aviso Prévio

Não esperava vê-la. Fui totalmente surpreendido com a sua presença. Sinceramente supus, variadíssimas vezes, que ela um dia pudesse aparecer. Mas desejei que esse dia nunca chegasse… Ericei-me, senti um arrepio que percorreu todo meu corpo. Comecei imediatamente a imaginar formas de a evitar, de acabar com aquela presença indesejável. Senti-me num duelo desigual no qual eu era claramente o elo mais fraco. Tentei não desesperar e aguardei que ela decidisse retirar-se, silenciosamente, tal como apareceu – sem aviso prévio ou convite para visitar. Ela adora o calor, gosta de se manter no fresco das flores e na humidade da terra, aparece sempre ao entardecer, pela fresca. Com as suas patas porosas, escala a parede num ápice. A sua pele repelente, viscosa e a sua língua ávida por insectos. Bem sei que a sua presença evita o pulular desses pequenos e irritantes seres que se alimentam do nosso sangue. Simplesmente odeio osgas, repugnam-me! Voltei à janela e lá estava ela, impávida e serena, monstruosa e asquerosa. Decidi não pensar mais nela e fechei o estore até ao limite. Provavelmente ela não estará só, terá a sua família… osgas bebés e afins. Com certeza que ela voltará, mas decidi não preocupar-me, vou ignorar a sua presença e retirá-la dos meus pensamentos. A coisa vai correr bem, tem de correr bem!

quarta-feira, agosto 22, 2007

Hoje

se pudesse, rebolava por estes campos floridos...

terça-feira, agosto 21, 2007

Bon Appetit

Pior que imaginar um rato na cozinha, só mesmo um rato cozinheiro. Mas no mundo da animação tudo é possível. Remy é um rato simpático, asseado, refinado e com um talento culinário ímpar. Sente-se deslocado, diferente, toda a sua (gigantesca) família prefere conspurcar-se nos caixotes do lixo e banhar-se nas sarjetas putrefactas. Em socorro do seu amigo “humano”, Remy revela-se um trunfo escondido… Linguini, aspirante a cozinheiro é trapalhão, desajeitado e Remy torna-se uma preciosa e inusitada ajuda. A Paris de "desenho" é simplesmente genial, os pratos de nouvelle cuisine uma delícia, um humor simples, certeiro e uma banda sonora doce e melodiosa. Ratatouille é um grande filme de animação, primeira produção da Pixar (Toy Story, Finding Nemo, The Incredibles) agregada à Disney. Confesso que passei o filme a salivar e no final não resisti a um pequeno mimo para o paladar…

segunda-feira, agosto 20, 2007

Demoradamente no Chiado de Pessoa

No restaurante. Amo-te. Saborear palavras e paladares. Demoradamente. Noite fresca, degraus gastos pelo tempo. Demasiado tempo. Ruelas com história, becos e recantos repletos de silêncios e existências. Pessoas, muitas pessoas. A cadência cúmplice da caminhada. Luz na Igreja, porta de madeira maciça, interior de riqueza sacra. Silêncio quebrado pela voz projectada no microfone. Voz melodiosa, apaziguadora. Rituais há muito esquecidos. Paz. Serenidade. Pessoa calmamente sentado à porta da Brasileira, indiferente às hordas de turistas que o fotografam insistentemente. Depois Tertúlia, copos e um jogo de futebol com um resultado decepcionante. Há Sábados assim, diferentes, inesperados e únicos.

Percurso:
Restaurante Amo-te Chiado
Basílica de Nossa Senhora dos Mártires – Chiado
A Brasileira de Pessoa – Chiado
Tertúlia Bar – Bairro Alto

sexta-feira, agosto 17, 2007

Equações


Não existem variações possíveis….

SEXTA-FEIRA + 18:30 = HIP! HIP! HURRA!

Tão simples quanto isto...

Bom Fim-de-Semana!!!!

quinta-feira, agosto 16, 2007

Hoje estarei assim…

“A Lua na casa VIII poderá trazer-lhe alguma ansiedade e perturbação interior. Contudo, será um bom momento para corrigir ou renovar uma dada situação.”

Ou assim:

“As suas finanças poderão estar no bom caminho para o equilíbrio, com o seu trabalho de controlo de despesas. Comprar algo para si tudo bem, comprar compulsivamente é que pode não ser boa ideia!”

Provavelmente ficarei ansioso porque não posso comprar compulsivamente….

terça-feira, agosto 14, 2007

Rihanna Versus Timberlake

Adoro os hits de Verão. Uns mais que outros, claro! Não tenho cá pudores em relação ao que gosto de ouvir, por isso tudo é possível… Em plena silly season nada como umas musiquinhas frescas e leves para alegrar os dias. Se os olhos estão postos no calendário para a contagem decrescente até às férias, os ouvidos estão colados no rádio para aligeirar a penosa passagem das horas… Revelo, sabendo que posso ferir algumas susceptibilidades eruditas, duas músicas que gosto de ouvir e que associo a este Verão…

What Goes Around do Justin Timberlake
Umbrella da Rihanna

E pronto!

segunda-feira, agosto 13, 2007

Recordações de Canela

O verdadeiro ritual. Um grande tacho, leite a ferver, arroz, ovos, açúcar e uma casca de limão. Mistura de aromas doces e quentes. Na cozinha respira-se a ternura dos gestos e o deleite da cumplicidade. Quero ajudar, participar activamente. A minha mãe, paciente, destina-me pequenas tarefas. Mal chego ao fogão, mas em bicos de pés e com a colher de pau em riste, misturo o delicioso preparado. Em cima da mesa, várias tacinhas multicolor e um prato cheiinho de canela aguardam a sua entrada em cena. Impaciente, espero que o arroz apure e o cheirinho inunda toda cozinha. Com o doce dentro das tacinhas e o mágico momento de rapar o tacho, faço, atabalhoadamente, desenhos de canela por cima do arroz. Momentos de infância que se perpetuam para sempre e por mais arroz doce que coma, não há nenhum melhor que o da minha mãe...

sexta-feira, agosto 10, 2007

Respirar

Há dias assim. Frescos, límpidos e bem dispostos. Agosto corre lenta e pachorrentamente. Respiro odores marítimos – a brisa arrasta-os até mim, esvoaçam libelinhas por todo o lado, aproveito-me das águas que regam os jardins para uns borrifos refrescantes. Avanço no balanço da música colada aos meus ouvidos e caminho sem pressa. Mais um dia. Acordar e sentir que tudo faz sentido. As preocupações, as asperezas da existência e as quezílias com os outros fazem parte e amanhã tudo pode mudar. Está nas nossas mãos e isso descansa-me. Descansar é tudo o que quero. Desligar o botão do nervo central e adormecer profundamente. Acordar revigorado e capaz. Respirar devagar.

Entretanto,

Hip! Hip! Hurra!

Bom Fim-de-Semana!

quinta-feira, agosto 09, 2007

Contagem Decrescente

Tal como um presidiário, conto os dias para a ansiada liberdade…

- 16 Dias de trabalho…
- 23 Dias até 31 de Agosto…

- 128 Horas de trabalho
- 552 Horas até dia 31 de Agosto…

Bom, o melhor é parar com as contagens que isto, visto assim, parece uma eternidade…

Mas dá cá uma vontade de gritar: Corre Agosto, corre!!!!!

quarta-feira, agosto 08, 2007

Leio o Que Escreves, Digo-te Como És…

Rene Magritte
A Gnoveva deu o mote. Só conhecendo o que escrevo, fez uma descrição física da minha pessoa. Já fiz esse exercício inúmeras vezes, é inevitável. A blogosfera presta-se a estes joguinhos da descodificação de anónimos… Como posso imaginar uma pessoa através da sua escrita? Uma tarefa difícil, digo eu. Penso que o segredo está na transparência dos escritos e no relato pormenorizado de assuntos pessoais. Mas isso pode reflectir como a pessoa é fisicamente? Pois não sei, só sei que é estimulante dar asas à imaginação e, com ou sem certezas, traçar perfis através dos blogues… e vou continuar a fazê-lo, ai se vou!

terça-feira, agosto 07, 2007

Ovelha Negra

Vivo numa realidade paralela. Num mundo só meu. Numa espécie de anarquia pessoal, onde defino as leis, normas e objectivos a cumprir. Vivo numa ilha, no cume da montanha, no meio da floresta. Isolado, mas não só. Não sigo a multidão, não visto a farda, não finjo a felicidade, a amizade ou a empatia. Não faço fretes, não sou de fachada e por vezes sou incompreendido. Sou um eremita no meio da cidade. Isolo-me voluntariamente e canso-me das pessoas. Preservo quem é essencial para mim, o acessório está no lixo e reciclado. Uma petulância. E vivo bem assim.

segunda-feira, agosto 06, 2007

Richard Gere VS Homer Simpson


The Hoax, 2007



The Simpsons Movie , 2007

Apetece-me, por breves instantes, virar crítico de cinema, insolente e insuportável. Daqueles cinéfilos eruditos e inatingíveis. Que escrevem artigos de meia página e (quase) ninguém percebe o que realmente pensam do filme. A proliferação de referências e analogias bacocas é tal que o essencial vira acessório…

Mas não vou fazê-lo! Não tenho pretensões no mundo da sétima arte… Vou simplesmente sugerir um saltinho ao cinema mais próximo para visionar estas duas películas.

The Hoax revela um Richard Gere maduro, com uma representação aprumada e bem conseguida. O filme, baseado em factos reais, conta a história de um escritor desesperado que tudo faz para publicar os seus escritos, como não consegue atingir os seus objectivos tenta a coisa de uma forma, no mínimo, diferente…

The Simpsons Movie, é puro divertimento. Aquela malta amarela está melhor do que nunca. O argumento é genial e cheio de pérolas. Adorei o spider-pig… Quem é fã da série não pode mesmo perder este filme. E tem de ficar até à última letrinha do genérico final…

Nota: O Blogger decidiu que este post tem de estar com estas letrinhas microscópicas... como é segunda-feira nem vou dar importância…

sexta-feira, agosto 03, 2007

Sem Mais Delongas...

HIP! HIP! HURRA!

Bom Fim-de-Semana!!!

quarta-feira, agosto 01, 2007

Meu Querido Mês de Agosto

férias
emigrantes em catadupa
sardinhadas no pinhal
lancheiras na praia
casamentos na província
sotaques estrangeirados
ruas desertas pela manhã
bailaricos
paixões fugidias
romarias
turistas confusos
chinela no pé
a temida canícula...
e a 31 dias para as minhas férias!!!